Curiosidades BíblicasVersículos

Menor versículo da Bíblia: descubra qual é

Você sabe qual o menor versículo da Bíblia? Essa é uma dúvida comum entre vários cristãos. Além, é claro, de ser um curiosidade entre os estudiosos e do livro sagrado.

Para responder a esse questionamento, fizemos o artigo de hoje. Afinal, podemos lhe adiantar que não existe apenas um, mas alguns versículos extremamente pequenos. Siga acompanhando.

Qual o menor versículo da Bíblia?

Bem, antes de qualquer coisa, você precisa entender que a Bíblia é um livro que já teve diversas traduções. Sendo assim, a construção dos versículos depende muito da interpretação do tradutor que está realizando o trabalho.

Dessa maneira, é possível que um mesmo trecho apareça de diferentes maneira dependendo da edição bíblica que estiver na sua casa. Além do mais, essa variação ocorre também dependendo do idioma.

Sendo assim, os versículos que selecionamos não são unânimes em termos de tamanho, e a forma como são escritos difere muito de edição para edição. Ainda assim, são, em termos gerais, os considerados menores.

E orou Ezequias ao Senhor, dizendo: (Isaías 37:15)

 

O Senhor pelejarás por vós, e vos calareis. (Êxodo 14:14)

 

Não matarás (Êxodo 20:13)

 

Jesus chorou. (João 11:35)

 

E Jó, falando, disse: (Jó 3:2)

 

[…] e a Porata, e a Adalia, e a Aridata, (Ester 9:8)

O maior versículo da Bíblia

Para além de conhecer o menor versículo da Bíblia, que tal descobrir qual o trecho considerado mais extenso? Aqui também podem ocorrer escolhas variadas, pelas mesmas razões apresentadas no tópico anterior. No entanto, a mais aceita é a que aparece no livro de Ester, capítulo 8, versículo 9.

O motivo dela ser a mais conhecida é por conta da sua versão original, escrita em hebraico. De acordo com estudiosos, o versículo foi criado tendo 371 palavras. Em algumas traduções do português, ele chega a mais de 400 palavras.

O trecho fala do momento em que escrivães do rei foram chamados para registrar em edito em favor dos judeus e repassá-lo a todas as províncias. No total, mais de cento e vinte e sete, da Índia até a Etiópia. E cada texto deveria ser escrito na língua respectiva das províncias.

A divisão da Bíblia

Agora você já sabe quais são os maiores e os menores versículos da Bíblia. No entanto, é importante frisar que, quando o Livro Sagrado foi escrito, ele não era separado em capítulos ou versículos.

A ordenação que conhecemos hoje em dia só veio a ocorrer na Idade Média. Em 1228, o processo foi iniciado por Stephen Langton, dividiu a obra em capítulos. Os versículos, em contrapartida, surgiram muito tempo depois, apenas em 1550. O responsável por sua ordenação foi Robert Estienne.

Bem, esperamos que você tenha gostado do texto de hoje e adquirido novas informações. E, como deu para notar, apesar do conteúdo bíblico permanecer o mesmo, a forma como ele aparece escrito pode variar muito.

Então, escreva nos comentários como aparece, na Bíblia que você tem em casa, um dos seis menores versículos aqui citados. Estamos curiosos!

Comente abaixo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo