Curiosidades BíblicasOrações

Como rezar o terço de maneira correta?

Criamos um passo a passo completo para você que ainda não sabe como funciona a prece do terço

Você tem dúvidas de como rezar o terço? Então, precisa acompanhar o texto de hoje, pois, ao longo dos próximos tópicos, vamos explicar isso em detalhes.

O terço é um dos ritos mais realizados pelos devotos católicos e deve ser feito todos os dias. Afinal, ele aumenta a conexão do fiel com Deus, Nosso Senhor, e também com Santa Maria. Além disso, é uma forma de proteção espiritual. Sendo assim, venha agora mesmo conferir todos os passos para fazer essa oração. Boa leitura.

Como rezar o terço?

Apesar de ser algo muito popular entre os cristãos, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação à forma correta de rezar o terço. Afinal, qual a sequência das orações? Quais preces devem ser realizadas e quantas vezes? Por que o terço possui contas de cores diferentes?

Para que você não fique confuso sobre nenhum desses pontos, preparamos um passo a passo bastante didático.

O rosário

Para entender como rezar o terço, você precisa, antes de tudo, conhecer o rosário. Ele é um fio composto por 165 contas ou miçangas e cada um delas representa uma oração.

Além disso, o rosário também possui uma cruz na ponta e traz ainda a imagem de algum santo, de Maria ou de Jesus.

As orações

O terço é composto de três orações e, como mencionamos, elas são representadas pelas partes do rosário. As miçangas menores estão unidas em grupos de três ou dez e fazem referência à Ave Maria.

A cada dez miçangas pequenas há uma conta maior, que representa a oração do Pai Nosso. A cruz que fica no início do rosário indica o momento de rezar o Credo.

 A ordem do terço

Agora você já conhece a composição básica do ritual do terço e sabe que precisa de um rosário para realizá-la. Então, chegou o momento de entender como realizar a prece na prática.

Pegue o rosário e segure-o pelo crucifixo, faça o sinal da cruz e comece a rezar o Credo. Logo depois, segure a primeira conta grande e faça a oração do Pai Nosso.

O passo seguinte é ir para as três miçangas pequenas. Como explicamos, cada uma representa a oração da Ave Maria. Isso quer dizer que você fará esta prece três vezes seguidas.

A partir de então, você vai encontrar outra conta grande. Recite um “Glória” e reze o Pai Nosso novamente. Depois, chega-se na imagem sagrada. Então, você irá anunciar o primeiro mistério do rosário referente ao dia da oração.

Na sequência, recite outro Pai Nosso e passe para as contas pequenas da direita. Elas estão agrupadas em dez unidades. Então, recite dez Ave Marias. Logo em seguida, anuncie o próximo mistério, diga “Glória ao Pai, ó meu Jesus” e reze outro Pai Nosso.

Esse processo irá se repetir mais três vezes. Ou seja:

  • 10 Ave Marias + terceiro mistério do dia + Glória ao Pai, ó meu Jesus” + Pai Nosso;
  • 10 Ave Marias + quarto mistério do dia + Glória ao Pai, ó meu Jesus” + Pai Nosso;
  • 10 Ave Marias + quinto mistério do dia + Glória ao Pai, ó meu Jesus” + Pai Nosso.

Finalize o terço rezando o Salve Rainha.

Outras orações

Esperamos que você tenha gostado de saber como rezar o terço. Porém, aqui no site, temos post apresentando várias outras orações e a maneira certa de como realizá-las. Confira agora mesmo. Até mais!

Comente abaixo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo