Lista de pecados para confessar
Entenda como criar uma lista de pecados para facilitar seu processo de confissão
Você já fez uma lista de pecados para confessar? Esse é um hábito que facilita bastante o momento da confissão. Afinal, você vai conversar com o padre já sabendo as razões que vêm causando aflição a ti. Desse modo, o sacerdote conseguirá indicar a penitência de maneira precisa.
Pensando nisso, criamos o post de hoje. Ao longo dos próximos tópicos, vamos dar dicas de como é possível criar uma lista de pecados de modo objetivo. Siga com a leitura!
Como fazer uma lista de pecados para confessar
Existem diversas maneiras de montar sua lista de pecados e o ideal é que você escolha o método que mais se adéque ao seu estilo. Contudo, de início, é possível seguir o passo a passo que elaboramos. Depois, basta ajustá-lo da forma que desejar.
Baseie-se nos 10 mandamentos
É comum as pessoas ficarem um tanto perdidas sobre quais ações são, de fato, consideradas pecados ou não. Assim, uma ótima forma de fazer essa análise é tomando como base os 10 Mandamentos do Senhor:
- Não terás outro Deus diante de mim;
- Não tomarás o nome do Senhor em vão;
- Honra teu pai e tua mãe;
- Não matarás;
- Não cometerás adultério;
- Santifique o dia do Senhor;
- Não roubarás;
- Não darás falso testemunhos contra teu próximo;
- Não cobiçarás a mulher do próximo;
- Não cobiçarás os bens do teu próximo.
Pontue cada pecado dentro do seu respectivo mandamento
Tendo em mente os mandamentos apresentados, você deve analisar o que fez de errado e verificar em quais das dez opções isso se encaixa.
Assim, suponha que você tenha feito fofocas contra uma vizinha ou falado com ironia com a mesma. Essas ações são pecados contra o mandamento 8, do falso testemunho.
Em contrapartida, caso tenha sonegado impostos ou danificado, propositadamente, o bem de alguma pessoa, isso entra como um pecado ao mandamento de “não roubarás”. Agora, é só fazer esse exercício para o que tiver feito.
Faça um exame de consciência
Além de listar seus pecados, é essencial que você reflita sobre as razões que o levaram a cometer cada um deles. Somente dessa maneira, será possível não cometer os mesmos erros no futuro.
Então, sempre que montar sua lista, tire uma hora apenas para analisar tudo o que fez e arrepender-se de verdade.
Leve sua lista para a confissão
O último passo desse processo é ir para o local de confissão e relatar todas as suas ações ao sacerdote do local. Seja sincero sobre os erros cometidos, explique por que cada um deles ocorreu e diga que não pretende cometer tais pecados novamente.
A partir daí, o padre vai dizer quais orações ou penitências você precisa fazer. Então, realize-as com humildade e volte a estar no caminho do Senhor.
Esperamos que tenha gostado do artigo de hoje. Agora, compartilhe o conteúdo com seus amigos e familiares. Até mais!