Curiosidades BíblicasRespostas

Por que Deus permite o sofrimento?

Explicamos, de modo objetivo e simples, quais as razões para o sofrimento existir e permanecer no mundo

Independentemente da fé que você possua, é muito provável que já tenha se perguntado por que Deus permite o sofrimento na Terra. Esse é um questionamento frequente entre pessoas religiosas e até entre aqueles que não seguem nenhum crença.

Pensando nisso, ao longo do texto de hoje, vamos refletir sobre essa questão e apresentar informações importantes sobre o tema. Temos certeza, que depois da leitura, você terá uma compreensão muito melhor da vontade de Deus.

Por que Deus permite o sofrimento?

É possível analisar esta pergunta de vários ângulos. De início, vamos levar em conta o sofrimento enquanto condição que afeta todas as pessoas e que faz parte da vida. Ou seja, enquanto oposição à alegria.

A existência do sofrimento é resultado da criação do pecado. Assim, quando Adão e Eva rejeitaram o amor completo de Deus, eles também passaram a vivenciar a dor e isso perdura até os dias de hoje.

Por que Deus permite o sofrimento há tanto tempo?

Tudo bem, o pecado original deu origem a todo o sofrimento que vivenciamos. Mas, afinal, por que o Senhor não muda essa realidade? Não “recria” a Terra, não soluciona todos os problemas?

Para fazer isso, Deus precisaria ser o governante do planeta, só que não é. Exatamente o que acabou de ler! No início dos tempo, Ele deu a Satanás a oportunidade de administrar, junto com os humanos, a Terra.

O motivo desse acordo é que o demônio questionou a capacidade de Deus de ser um bom gestor e afirmou que poderia fazer um trabalho melhor. Todos os anjos também presenciaram essa contestação.

Neste momento, o Senhor poderia simplesmente ter usado todo o poder que possui para acabar com a rebelião e refazer o planeta. Porém, Ele não queria agir como ditador. Então, preferiu deixar que os humanos rebeldes e Satanás seguissem com aquilo que desejavam.

E assim, a cada ano que passam as pessoas apenas provam que não possuem capacidade de gerir a si mesmas e continuam causando destruição, guerras e problemas ao mundo.

Deus não vai interferir nessa situação. Afinal, caso o faça, estará ajudando Satanás, mesmo que indiretamente, a governar a Terra e resolver seus problemas.

Não há tão simples lidar com o sofrimento

Bem, esperamos que você tenha compreendido melhor por que Deus permite o sofrimento mesmo sendo onipotente. Como deu para notar, várias questões precisam ser consideradas quando esse questionamento é feito. Afinal, envolve acordos, lições e o pecado original.

Agora, que tal aprender mais sobre a Bíblia? Acesse nosso post Os Dez Mandamentos – 4 fatos e curiosidades interessantes.

Comente abaixo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo