Curiosidades Bíblicas

Quantos capítulos tem a Bíblia?

Entenda também qual o maior e menor capítulo do livro sagrado e como surgiu a organização do mesmo

Com certeza, você sabe decorado a quantidade de capítulos de alguns dos livros da Bíblia. Gênesis, por exemplo, tem 50; já Rute possui apenas 4. Porém, quantos capítulos tem a Bíblia de forma geral? Essa é uma pergunta um tanto complicada, principalmente se você não estuda Teologia.

Contudo, ao longo do texto, vamos desvendar esse mistério. Assim, você vai compreender melhor o livro sagrado e a palavra de Deus. Venha com a gente!

Quantos capítulos tem a Bíblia?

Determinar a quantidade exata de capítulos que compõem a Bíblia é uma tarefa muito difícil. O motivo é que a divisão dos livros varia dependendo da tradução apresentada. Isso significa que alguns tradutores acabam agrupando informações e outros, estendendo-as.

Além disso, o número de livros que estão na Bíblia também não é uniforme. Para o catolicismo, existem 73 obras; para os protestantes, 66; e para os judeus, 24. Dessa maneira, quantidade de capítulos em cada um desses casos vai se alterar.

Entretanto, para não deixar você sem uma resposta sólida, vamos tomar como base a Bíblia protestante e a divisão mais comum entre todas as versões publicadas. Tendo isso em mente, podemos dizer que o livro sagrado é composto por 1.189 capítulos e 31.100 versículos.

Dessa organização, o maior capítulo corresponde ao Salmo 119, que possui 176 versículos. Em contrapartida, o menor é o Salmo 117, que tem apenas dois versículos.

Quando ocorreu a divisão bíblica?

Originalmente, o texto bíblico foi escrito de forma corrida, sem nenhum tipo de divisão dentro dos livros. Isso, com certeza, dificultava a leitura da população, porém não impedia que a mensagem de Deus fosse compreendida.

Todavia, na Idade Média, os religiosos decidiram organizar melhor a Bíblia, tornando-a mais fácil de ser estudada. Assim, no século 13 d.C., surgiu a divisão em capítulos. O principal responsável pelo feito foi o bispo Stephen Langton.

A divisão em versículos demorou ainda mais para surgir, chegando apenas 300 anos depois, no século 16 d.C. Ela foi proposta pelo frade dominicano Robert Estienne e, desde então, vem sendo usada em todas as versão do livro sagrado.

Agora, você já sabe quantos capítulos tem a Bíblia

Depois de tudo o que apresentamos, você sabe quantos capítulos tem a Bíblia protestante, pelo menos sua organização mais aceita. Lembre-se, porém, que os valores variam no caso do livro sagrado católico e judaico.

Sendo assim, estude com atenção a Bíblia que está com você e fique atento às possíveis variações existentes.

Gostou deste texto? Então, compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos e familiares.

Comente abaixo:
Botão Voltar ao topo