Casamento

É pecado namorar antes do divórcio?

Entenda tudo sobre essa questão tão delicada e que gera muitas dúvidas

Muitas pessoas que estão em processo de separação tem a seguinte dúvida:  é pecado namorar antes do divórcio? Será que isso infringe alguma lei? Será que vai contra os mandamentos de Deus?

Ao longo deste texto, vamos refletir sobre essa questão delicada e ajudar você a tomar uma decisão correta. Venha com a gente e boa leitura!

Afinal de contas, é pecado namorar antes do divórcio?

O divórcio oficializa o fim do matrimônio estabelecido pelo casal. Sendo assim, pelo olhar da igreja, é preciso que os papéis da separação saiam para que se possa iniciar um novo relacionamento. Do contrário, você estará em pecado sim.

Então, imagine que marido e esposa decidiram finalizar a relação e já estão morando em casas diferentes. Eles deram entrada no divórcio e o processo está em andamento. Nesse meio tempo, porém, um dos dois conhece outra pessoa e começa a namorar com ela.

Para muitos, isso não seria um problema, pois o casal não está mais junto. Do ponto de vista da lei, também não há restrição. Todavia, pelo aspecto religioso, quem iniciou uma nova relação está cometendo adultério. Isso porque ainda está oficialmente casado.

Portanto, espere todos os trâmites terminarem antes de começar a namorar. Dessa forma, você estará agindo da maneira correta aos olhos de Deus. Assim, seu novo relacionamento, com certeza, terá mais chances de prosperar e se fortalecer.

Casamento religioso pode ser dissolvido?

Agora você já sabe que é pecado namorar antes do divórcio. Porém, é importante lembrar que o divórcio ao qual nos referimos é aquele que sela o casamento civil.

Caso a união tenha sido feita na igreja, ela não pode ser desfeita do ponto de vista religioso. Afinal, o que Deus uniu, o homem não pode separar.

Entretanto, você ainda pode terminar um casamento religioso na Igreja Católica  sem estar cometendo pecado. Para isso, você precisa entrar com um processo de anulação no tribunal eclesiástico da sua região.

Os trâmites, há algum tempo, eram bem complicados e exigiam altos gastos por parte do solicitante. Porém, em 2015, o Papa Francisco anunciou novas medidas para facilitar e agilizar todo esse processo.

Agora, a declaração de nulidade pode sair em apenas 45 dias, dependendo do caso. Além disso, tem baixos custos e, algumas vezes, pode até ser feita gratuitamente. Para entrar com a solicitação, você precisa procurar o bispo da sua igreja.

O que a Bíblia fala sobre o casamento

A seguir, selecionamos alguns versículos do Livro Sagrado que abordam o tema do casamento.

Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe”. (Mateus 19:6)

O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. (Hebreus 13:4)

E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; (Lucas 20:34)

Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor. (Provérbios 18:22)

Esperamos que você tenha gostado do artigo de hoje. Como explicamos ao longo do texto, é pecado namorar antes do divórcio. Assim, resolva todo o trâmite da separação antes de começar um novo relacionamento.

E, no caso de casamentos no religioso, é essencial solicitar a declaração de nulidades antes de voltar a namorar.

Agora, compartilhe este post nas redes sociais e ajude a levar as informações aqui apresentadas para mais pessoas.

Comente abaixo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo