Curiosidades BíblicasRespostasVersículos

Quantos versículos tem a Bíblia?

Nem todos sabem responder com precisão essa pergunta. Caso você seja uma das dessas pessoas, precisa conferir o post de hoje!

Você já parou para pensar em quantos versículos tem a Bíblia? De forma geral, as pessoas sabem a quantidade de capítulos presentes no Livro Sagrado, mas o número de versículos, muitas vezes, passa despercebido.

Então, no artigo de hoje, vamos “desvendar esse mistério”, além de apresentar outras curiosidades bíblicas. Siga com a leitura.

Quantos versículos tem a Bíblia?

Bem, não existe uma resposta única para esta pergunta. Isso porque o número de versículos pode variar dependendo da edição e do tipo da Bíblia que você estiver utilizando.

O motivo para essas variações é bem simples: cada tradução adapta o texto de modo específico, estendo algumas passagens ou resumindo outras. Além do mais, em algumas religiões há mais livros que em outras.

A Bíblia católica, por exemplo, possui 73 obras. A protestante, em contrapartida, conta com 7 livros a menos, ficando com 66.

Por conta dessas variações, selecionamos algumas traduções dos escritos bíblicos com suas respectivas quantidade de versículos:

  • livro católico, com tradução de Vulgata: 35.527 versículos;
  • Bíblia Sagrada Almeida Revista e Corrigida:31.105 versículos;
  • Bíblica Sagrada Almeida Revista e Atualizada: 31.104 versículos;
  • livro protestante na versão de Rei James: 31.102 versículos;
  • Bíblia Nova Tradução da Linguagem de Hoje: 31.103 versículos;
  • textos em hebraico: 31.171 versículos.

Quando a Bíblia foi organizada em versículos?

Agora você já sabe quantos versículos tem a Bíblia. Porém, tem ideia de quando essa divisão teve início?

Na verdade, os primeiros registros em hebraico traziam os textos de forma corrida, sem pausas em capítulos, muito menos em versículos. Essa divisão só começou a se estruturar na Idade Média, um período em que tudo girava em torno da religião.

Nesse momento, a Bíblia era muito estudada, e os religiosos decidiram que se criassem uma separação mais estruturada, esse processo de aprendizagem seria mais simples.

Assim, o bispo Stephen Langton, no século 13 d.C., fez a divisão em capítulos. Os versículos, no entanto, só foram aparecer muitos anos depois, no século 16 d.C. Essa divisão em trechos menores foi proposta por um frade dominicano chamado Robert Estienne.

Quantas traduções existem da Bíblia?

Por ser um livro extremamente antigo e lido por bilhões de pessoas, a Bíblia também possui um número de traduções a altura dessa diversidade. Até o momento, os escritos sagrados são acessíveis para 2.454 idiomas.

No entanto, o presidente da Federação Bíblica Católica, bispo Vicenzo Paglia, afirma que ainda falta muito a ser feito. De acordo com ele, a obra ainda precisa chegar a 4.500 dialetos diferentes.

Bem, ao longo do texto de hoje, respondemos à pergunta “quantos versículos tem a Bíblia”, além de apresentarmos outros fatos curiosos sobre a Palavra de Deus. Esperamos que tenha gostado do artigo.

Agora, confira os demais conteúdos presentes aqui no site. Temos diversos posts com orações e salmos para você.

Comente abaixo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo